This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Linus Carl Pauling


       Linus Pauling é a única pessoa na história a ter ganhado dois prêmios Nobel compartilhado: de Química em 1954 eo Prêmio da Paz 1962. Muitas pessoas conhecem o seu trabalho mais recente, importantes na investigação de micronutrientes sobre o papel da vitamina C na saúde humana e longevidade.
      Linus Pauling nasceu em 1901, nos arredores de Portland, na pequena comunidade de Oswego. Quando o tinha cinco anos, a família mudou-se para Condon, Oregon. Este era o lugar onde sua mãe tinha nascido, a filha de um pai da cidade proeminente.
     Pai Linus havia reconhecido que seu filho era intelectualmente excepcionais. Há uma famosa carta ao Oregonian onde o pai pede conselhos sobre uma lista de leitura para seu filho. Pouco tempo depois, quando Linus tinha apenas 9 anos de idade, de repente e inesperadamente, seu pai morreu, de uma úlcera perfurada.


     Este foi o início de um longo período de dificuldades e turbulências para a família. Dentro de alguns meses a mãe do Linus comprado a casa perto de 39 e Avenida Boulevard Hawthorne no sudeste de Portland. Eles apoiaram-se executando-a como uma casa de cômodos. Linus freqüentou a escola primária local, entrou na Washington High School e se formou em Engenharia Química pela Oregon Agricultural College (agora Oregon State University).


     Após OSU, Linus mudou-se para Cal Tech, onde passou a maior parte de sua carreira acadêmica. Depois de receber seu Ph.D. forma Cal Tech, ele passou um ano na Europa com os fundadores da nova mecânica quântica: Bohr, Heisenberg e Schrodinger.


      Durante a próxima década Linus transformou seu campo, e lançou as bases da química moderna. Antes de Pauling química era uma mistura de hits empírica e misses, dis-unificados por uma coleção de parcelar, teorias semicoerente. Famoso livro de Pauling: A natureza da ligação química, desde a nova base unificadora que estabeleceu a idade de ouro da química sistemática. Nas próximas duas décadas, Pauling estendeu suas investigações sobre a biologia. Aqui, não é exagero afirmar que Linus Pauling fundou a biologia molecular moderna. Exceto por ter seu passaporte revogado pelo governo, por sua oposição aos testes nucleares na atmosfera, muitos acreditam que ele teria descoberto a estrutura da molécula de DNA, e nós nunca teríamos ouvido falar de Watson e Crick.
      Linus estava escrevendo sobre a liberdade ea dignidade humanas sobre a democracia e os direitos políticos aos dezesseis anos. Em seus primeiros anos um poderia ter imaginado que ele iria se tornar um John Locke e Rousseau. Com seu parceiro ao longo da vida Ava Helen Pauling assumiu posições corajosas sobre assuntos importantes, particularmente aqueles que envolvem a ciência, a tecnologia eo futuro da humanidade. E foi por esse trabalho que ele recebeu o Prêmio da Paz.
      Nas duas últimas décadas de sua longa e fecunda vida, Linus continuou a explorar e publicar em muitos de seus campos de investigação estabelecido. Mas, como era a sua paixão, ele estendeu-se para o novo. Suas investigações sobre a base molecular da saúde e longevidade foram resumidas em seu famoso livro: Como se sentir melhor e viver mais. Mas novas idéias são raramente aceitou rapidamente em estabelecer o Linus Pauling Institute for Science and Medicine, onde ele carregava na pesquisa de micronutrientes por quase vinte anos


Conteudo



- Descrever as transformações químicas em linguagem discursivas.





- Compreender os códigos e símbolos próprios da Química.




- Traduzir a linguagem discursiva em linguagem simbólica da Química e viceversa.




- Utilizar a representação simbólica das




transformações químicas e reconhecer suas




modificações ao longo do tempo.




- Identificar fontes de informações relevantes para o conhecimento da Química (livros, jornais, manuais, etc.).




- Compreender e utilizar conceitos químicos dentro de uma visão macroscópica (lógico – empírica).




- Compreender os fatos químicos dentro de uma visão macroscópica (lógico – formal).




- Reconhecer tendências e relações a partir de dados experimentais ou outros (classificação, seriação e correspondência em Química).




- Selecionar e utilizar idéias e procedimentos científicos (leis, modelos, teorias) para a resolução de problemas quantitativos e qualitativos em Química, identificando e acompanhando as variáveis relevantes.




- Reconhecer ou propor a investigação de um problema relacionado à Química, selecionando procedimentos experimentais pertinentes.




- Desenvolver conexões hipotéticológicas que possibilitem previsões acerca das transformações químicas.




- Reconhecer aspectos químicos relevantes na interação individual e coletiva do ser humano com o ambiente.




- Reconhecer o papel da Química no sistema produtivo, industrial e rural.




- Reconhecer os limites éticos e morais que podem estar envolvidos no desenvolvimento da Química e da Tecnologia.





terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Estrutura da Matéria

O que é um Átomo ?




Todas as substâncias são feitas de matéria e a unidade fundamental da matéria é o átomo. O átomo constitui a menor partícula de um elemento. O átomo é composto de um núcleo central contendo prótons (com carga positiva) e nêutrons (sem carga). Os elétrons (com carga negativa e massa insignificante) revolvem em torno do núcleo em diferentes trajetórias imaginárias chamadas órbitas.










O que é um Elemento ?


Elemento é uma substância feita de átomos de um tipo. Existem cerca de 82 elementos que ocorrem naturalmente e cerca de outros 31 elementos criados artificialmente como listados na Tabela Periódica.













O que é Número Atômico e Peso Atômico ?


Número Atômico de um elemento é o número de prótons no núcleo de um átomo. Como átomos são eletricamente neutros, o número de prótons é igual ao número de elétrons.


Peso Atômico (eu massa atômica relativa) de um elemento é o número de vezes que um átomo daquele elemento é mais pesado que um átomo de hidrogênio. O peso atômico do hidrogênio é tomado como sendo a unidade [1].


Número de Massa of an element is the sum of the number of protons and neutrons in the nucleus of an atom.


Os elementos estão arranjados em ordem crescente de número atômico (juntamente com suas massas atômicas) em uma tabela chamada Tabela Periódica.






O que é uma Molécula ?


Uma molécula é formada quando átomos do mesmo ou diferentes elementos se combinam. A molécula é a menor partícula de uma substância que pode normalmente existir de maneira independente.





Exemplos:






Dois átomos de oxigênio se combinam para formar uma molécula de oxigênio [O2].


Um átomo de carbono se combina com dois átomos de oxigênio para formar uma molécula de dióxido de carbono [CO2].


O que é um Composto ?


Um composto é formado quando átomos ou moléculas de diferentes elementos se combinam. Em um composto, os elementos estão quimicamente combinados em uma proporção fixa.


Exemplos:






Hidrogênio e oxigênio são combinados na proporção fixa de 2:1 para formar o composto água [H2O].





Carbono e oxigênio são combinados na proporção fixa de 1:2 para formar o composto dióxido de carbono [CO2].



segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Inroduçao a Quimica

INTRODUÇAO A QUIMICA
           




Química- é a ciëncia que estuda a matéria, as substâncias que a constituem e as suas transformações.

MATÉRIA - Se você observar o ambiente que o rodeia, notará coisas que pode pegar, como uma bola, lápis, caderno, alimentos, outras que pode ver, como a lua, as estrelas, e outras ainda que pode apenas sentir, como o vento, a brisa. Se você colocar algumas destas coisas em uma balança, perceberá que todas elas possuem uma quantidade de massa, medida em relação a um padrão pré-estabelecido. Todas essas coisas que você observou, comparou e cuja quantidade você mediu, têm características comuns: ocupam lugar no espaço e têm massa. A materia não pode ser criada nem destruida, mas apenas transformada.





CORPO – é uma porçao limitada da mateia

OBJETO – é corpo que possui alguma utilidade ao homem.



ENERGIA- é a capacidade de realizar um trabalho. *Fomas de energia, como a luz, o som e o calor não são consideradoas materia, pois não possui massa e nem ocupam lugar no espaço.


*Uma das fomas de energia mais utilizada é a eletrica, que pode ser obtida de varias maneiras.




SUBSTANCIA PURA - Tipo de matéria formada por unidades químicas iguais, sejam átomos, moléculas, e por esse motivo apresentam propriedades físicas e químicas próprias.


TIPOS DE SUBSTANCIAS

SUBSTANCIA SIMPLES – São aquelas formadas por apenas um elemento químico.

                                                                                                                                                                                     
 SUBSTACIAS COMPOSTAS – São aquelas formadas por mais de um elemento químico.





sábado, 14 de novembro de 2009

Primeira postagem


O ser humano tem buscado, há séculos, compreender os fenômenos que regem a vida, valen-do-se da observação simples e direta, da simulação e representação desses fenômenos, da inter-pretação lógica e criativa dos resultados de experimentações.O conhecimento científico danatureza e de suas leis tem sido um dos pilares do desenvolvimento humano.A Química, assim como outras Ciências, tem papel de destaque no desenvolvimento dassociedades, alcançado ao longo de tantos anos. No entanto, ela não se limita às pesquisas de labo-ratório e à produção industrial. Ao contrário, embora às vezes você não perceba, a Química estápresente em nosso dia-a-dia e é parte importante dele. A aplicação dos conhecimentos químicostem reflexos diretos sobre a qualidade de vida das populações e sobre o equilíbrio dos ambientesna Terra. Por isso, consideramos essencial que o conhecimento científico faça parte da vida coti-diana das pessoas, a fim de que elas possam, criticamente, contribuir para a preservação e a con-servação de todas as formas de vida, inclusive da espécie humana.