This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Linus Carl Pauling


       Linus Pauling é a única pessoa na história a ter ganhado dois prêmios Nobel compartilhado: de Química em 1954 eo Prêmio da Paz 1962. Muitas pessoas conhecem o seu trabalho mais recente, importantes na investigação de micronutrientes sobre o papel da vitamina C na saúde humana e longevidade.
      Linus Pauling nasceu em 1901, nos arredores de Portland, na pequena comunidade de Oswego. Quando o tinha cinco anos, a família mudou-se para Condon, Oregon. Este era o lugar onde sua mãe tinha nascido, a filha de um pai da cidade proeminente.
     Pai Linus havia reconhecido que seu filho era intelectualmente excepcionais. Há uma famosa carta ao Oregonian onde o pai pede conselhos sobre uma lista de leitura para seu filho. Pouco tempo depois, quando Linus tinha apenas 9 anos de idade, de repente e inesperadamente, seu pai morreu, de uma úlcera perfurada.


     Este foi o início de um longo período de dificuldades e turbulências para a família. Dentro de alguns meses a mãe do Linus comprado a casa perto de 39 e Avenida Boulevard Hawthorne no sudeste de Portland. Eles apoiaram-se executando-a como uma casa de cômodos. Linus freqüentou a escola primária local, entrou na Washington High School e se formou em Engenharia Química pela Oregon Agricultural College (agora Oregon State University).


     Após OSU, Linus mudou-se para Cal Tech, onde passou a maior parte de sua carreira acadêmica. Depois de receber seu Ph.D. forma Cal Tech, ele passou um ano na Europa com os fundadores da nova mecânica quântica: Bohr, Heisenberg e Schrodinger.


      Durante a próxima década Linus transformou seu campo, e lançou as bases da química moderna. Antes de Pauling química era uma mistura de hits empírica e misses, dis-unificados por uma coleção de parcelar, teorias semicoerente. Famoso livro de Pauling: A natureza da ligação química, desde a nova base unificadora que estabeleceu a idade de ouro da química sistemática. Nas próximas duas décadas, Pauling estendeu suas investigações sobre a biologia. Aqui, não é exagero afirmar que Linus Pauling fundou a biologia molecular moderna. Exceto por ter seu passaporte revogado pelo governo, por sua oposição aos testes nucleares na atmosfera, muitos acreditam que ele teria descoberto a estrutura da molécula de DNA, e nós nunca teríamos ouvido falar de Watson e Crick.
      Linus estava escrevendo sobre a liberdade ea dignidade humanas sobre a democracia e os direitos políticos aos dezesseis anos. Em seus primeiros anos um poderia ter imaginado que ele iria se tornar um John Locke e Rousseau. Com seu parceiro ao longo da vida Ava Helen Pauling assumiu posições corajosas sobre assuntos importantes, particularmente aqueles que envolvem a ciência, a tecnologia eo futuro da humanidade. E foi por esse trabalho que ele recebeu o Prêmio da Paz.
      Nas duas últimas décadas de sua longa e fecunda vida, Linus continuou a explorar e publicar em muitos de seus campos de investigação estabelecido. Mas, como era a sua paixão, ele estendeu-se para o novo. Suas investigações sobre a base molecular da saúde e longevidade foram resumidas em seu famoso livro: Como se sentir melhor e viver mais. Mas novas idéias são raramente aceitou rapidamente em estabelecer o Linus Pauling Institute for Science and Medicine, onde ele carregava na pesquisa de micronutrientes por quase vinte anos


Conteudo



- Descrever as transformações químicas em linguagem discursivas.





- Compreender os códigos e símbolos próprios da Química.




- Traduzir a linguagem discursiva em linguagem simbólica da Química e viceversa.




- Utilizar a representação simbólica das




transformações químicas e reconhecer suas




modificações ao longo do tempo.




- Identificar fontes de informações relevantes para o conhecimento da Química (livros, jornais, manuais, etc.).




- Compreender e utilizar conceitos químicos dentro de uma visão macroscópica (lógico – empírica).




- Compreender os fatos químicos dentro de uma visão macroscópica (lógico – formal).




- Reconhecer tendências e relações a partir de dados experimentais ou outros (classificação, seriação e correspondência em Química).




- Selecionar e utilizar idéias e procedimentos científicos (leis, modelos, teorias) para a resolução de problemas quantitativos e qualitativos em Química, identificando e acompanhando as variáveis relevantes.




- Reconhecer ou propor a investigação de um problema relacionado à Química, selecionando procedimentos experimentais pertinentes.




- Desenvolver conexões hipotéticológicas que possibilitem previsões acerca das transformações químicas.




- Reconhecer aspectos químicos relevantes na interação individual e coletiva do ser humano com o ambiente.




- Reconhecer o papel da Química no sistema produtivo, industrial e rural.




- Reconhecer os limites éticos e morais que podem estar envolvidos no desenvolvimento da Química e da Tecnologia.