sábado, 20 de março de 2010

Tabela Periódica



O que vamos apresentar nesta seção se relaciona com as propriedades da Tabela Periódica: como ela se organiza em períodos e famílias? Quais os critérios usados para a classificação dos elementos químicos presentes? Quando ela foi criada? As respostas você encontra aqui, o que podemos adiantar é que a organização da Tabela surgiu para facilitar nosso aprendizado.

Para demonstrar a importância da Tabela para o conhecimento científico, se atente à seguinte comparação: você entra em um supermercado apressado para fazer suas compras, mas nenhum dos itens de sua lista é encontrado em razão da desorganização das prateleiras. Os produtos de limpeza estão junto aos laticínios, os de higiene pessoal se misturam aos alimentícios, ou seja, além de desorganizados ainda oferecem riscos devido ao contato de alimentos com produtos tóxicos.
Ainda bem que não funciona assim, a acomodação de produtos obedece a um rigoroso critério de classificação, e quanto mais organizados melhor para a credibilidade do cliente.

A Tabela é uma forma de “critério de organização”, os membros são separados segundo a sua origem: metal, não metal, semimetal, gás nobre. A posição foi escolhida obedecendo à numeração de massa atômica, sendo que membros próximos possuem características parecidas. Consulte a tabela e se informe sobre o raio atômico, a afinidade eletrônica, a densidade, o ponto de fusão e ebulição, estes são dados fornecidos para todos os elementos presentes na Tabela.

Fonte:http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/tabela-periodica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário